O jazz está morto foi uma das frases mais repetidas ao longo das décadas. Essa afirmação serviu de referencia para intitular uma série de concertos promovidas em 2017 por Andrew Lojero, que convidou Ali Shaheed Muhammad (A Tribe Called Quest) e Adrian Younge. Na sequência, os dois criaram o selo com o provocativo nome Jazz Is Dead.
Oficialmente, eles começaram com o projeto Jazz Is Dead 001, uma potente compilação encabeçada por Younge e Muhammad, e acompanhada por um seleto grupo de músicos admirados por ambos: Roy Ayers, Gary Bartz, Brian Jackson, João Donato, Doug Carn, Marcos Valle, Azymuth e The Midnight Hour. Três meses depois, JID002 ganhou vida. Dessa vez somente, a dupla fez um especial com Roy Ayers.
Agora, seguindo a mesma linha dos anteriores, eles se juntam ao brasileiro Marcos Valle para um disco de 8 músicas, programado para sair em vinil em 27 de agosto (já com pré-venda no Bandcamp). “Ao contrário da maioria dos artistas de sua estatura, Valle ainda está gravando e lançando músicas ativamente, mas Marcos Valle em “JID003″ é diferente de todos os outros”, diz a apresentação do LP. “Se espontaneidade e improvisação são marcas registradas da música jazz, esse álbum se destaca na longa discografia do maestro como a coisa mais próxima de um álbum de jazz”.
Fato é que Shaheed Muhammad ficou impressionado com o talento, o profissionalismo e a confiança de um dos grandes nomes da bossa nova neste novo ambiente, com tempo limitado para capturar a música. “Marcos está tão focado em acertar. Algumas músicas ele se sentou no momento e escreveu algumas letras sobre o que realmente estava acontecendo, e é assim que ele é livre e aberto”.
Todas as tracks têm a participação da esposa de Marcos, Patricia Alvi. Outra parceria que ele faz é com Loren Oden em “Gotta Love Again”. “Foi realmente interessante como podemos tocar os mesmos instrumentos, ouvir a mesma música e Marcos ainda pode ter seu sabor distintamente brasileiro que admiramos tanto… e apenas ouvir nossas influências se misturarem com as dele e fazer algo novo em folha é um sonho realizado”.
Indicamos também: O projeto Dinner Party une Terrace Martin, Robert Glasper, Kamasi Washington e 9th Wonder. Leia aqui.