Inspirado pelas frenéticas composições orquestrais de Carl Stalling, responsável por assinar a trilha sonora de Looney Tunes e Merrie Melodies, NNAMDÏ fez KRAZY KARL, o segundo de três LPs que ele vai apresentar em 2020. A obra de Stalling quebrou os limites orquestrais para capturar a comédia física absurda do universo dos desenhos animados. Esse nível elevado e rompimento de fronteiras são filosofias que ressoam fortemente com as próprias sensibilidades artísticas de NNAMDI, como pode se ouvir nos instrumentais.
O músico já tinha planos para apresentá-lo antes, mas o postergou nos últimos anos. Mais recentemente, precisando de uma fuga criativa, considerando tudo o que tem acontecido, NNAMDÏ buscou refúgio em KRAZY KARL, injetando as origens já extravagantes com uma dose saudável de caos e confusão inspirada no momento atual. O resultado é descrito por ele como um som “sem corda”, “composições modernas perturbadas” e “quando seu cérebro tenta deixar seu crânio, mas você o pressiona novamente no nariz”.
Na cena musical de Chicago, o multi-instrumentista é conhecido como um dos mais prolíficos. Há menos de 3 meses o seu disco BRAT foi muito elogiado pela crítica especializada. Na sequência, saíram diversos singles e um EP. Os esforços pós-BRAT arrecadaram mais de US $ 12.500 para organizações que lideram a luta contra a injustiça racial, bem como organizações que prestam ajuda às pessoas afetadas pelo COVID-19. Seu EP Black Plight, de 5 de junho, foi listado como o álbum mais vendido em todos os formatos no Bandcamp.
Indicamos também: O Mental Abstrato convidou Weza Suquina para uma releitura de “Feeling Good”. Leia aqui.