O mundo passa por um período complexo. A disseminação do COVID-19 fez com que grande parte da população se isolasse. É fato que nem todos vão conseguir ficar em quarentena, conforme orientação da OMS. Mas para aqueles que trabalharão em casa, decidimos indicar documentários musicais com histórias inspiradoras para dar alento – e agregar conhecimento – nesse momento de crise. Alguns deles estão disponíveis gratuitamente no Youtube e outros na Netflix. Assista, ocupe a mente, não saia de casa (se possível), lave as mãos.
no YOUTUBE
Bob Marley – LEGADO: 75 anos de uma Lenda
Direção: Dezi Catarino
As celebrações do 75º aniversário de Bob Marley continuam. Além do clipe animado de “Redemption Song” com 2.747 desenhos, depois o EP ‘Iron Lion Zion’, agora chega ao Youtube a série exclusiva ‘Bob Marley – LEGACY: 75 Years A Legend’.
A série documental oferece aos fãs uma jornada refrescante e cinematográfica pela vida, legado e relevância que Bob Marley ainda mantém nos dias atuais. Composta por 12 mini-documentários, a série reúne depoimentos de amigos, familiares, fãs e profissionais da indústria do entretenimento que trabalharam em vida com o lendário rei do reggae.
Charles Bradley: Soul of America
Direção: Poull Brien
O filme acompanha a batalha de Charles Bradley para lançar seu aguardado primeiro álbum de estúdio. Com uma vida precária e poucos recursos financeiros, o talentoso músico ainda lutava diariamente para se manter e foi só com o disco ‘No Time for Dreaming’ de 2011 que a sua carreira enfim decolou, Bradley já tinha 62 anos. Mesmo com tanto tempo de estrada, várias desilusões na indústria e alguns empecilhos na vida pessoal, o cantor de soul mantinha a fé inabalável que tudo era parte de um plano maior de Deus para sua jornada. A gratidão se fez real na voz rasgada da “águia berrante do soul” como era conhecido. A dura jornada, foi aceita, encarada e superada. E é impossível não se emocionar – e se inspirar.
https://youtu.be/5yi2KcaSSoo
Chico Science: Caranguejo Elétrico
Direção: Zé Eduardo Miglioli
O documentário reúne depoimentos e imagens caseiras do inicio da carreira do genial artista pernambucano Chico Science, falecido precocemente aos 30 anos. O filme traz entrevista dos parceiros, amigos, e familiares sobre a formação do grupo Nação Zumbi até a criação do movimento Manguebeat. Chico era um visionário e seu som foi acontecimento mais marcante na cena brasileira da década de 90, sua originalidade ganhou o mundo e colocou a música contemporânea do nordeste no mapa. Um talento incrível, um furacão, que teve sua passagem abreviada por uma fatalidade, mas sua obra continua singular.
Itamar Assumpção – Daquele Instante em Diante
Direção: Rogério Velloso
Itamar Assumpção é um dos artistas mais incríveis que o Brasil já teve. Infelizmente, em vida, não teve o reconhecimento merecido. “Daquele Instante em Diante” mostra em detalhe a vida e a trajetória artística de Itamar, morto em 2003 (aos 53 anos) vítima de câncer. O DOC é essencial para conhecer um dos precursores do afro-futurismo brasileiro e representante da “Vanguarda Paulista”. “Partindo de uma pesquisa extensa que resultou em mais de 250 horas de imagens (muitas antológicas e inéditas) e de um mergulho no universo pessoal do artista, o filme apresenta suas várias facetas: o compositor, poeta, arranjador, o performer apaixonado por orquídeas, o pai de família, o iconoclasta, refém de clichês como o “gênio incompreendido”.
na NETFLIX
Quincy
Direção: Alan Hicks e Rashida Jones
Todos sabem que Quincy Jones é um dos maiores produtores da história da música. Em “Quincy”, Alan Hicks e Rashida Jones conversam com o próprio Jones, resgatam imagens e ouvem celebridades, como Will Smith, Lady Gaga e Kendrick Lamar, para mostrar como o trabalho dele influenciou gerações. É uma imersão na vida e obra de Quincy, inclusive acompanha os problemas de saúde que ele teve por causa do trabalho.
Link: https://www.netflix.com/br/title/80102952
O Barato de Iacanga
Direção: Thiago Mattar
O Festival de Águas Claras é comparado ao Woodstock. Muitos nem sabem que ele existiu entre a década de 1970 e de 1980, reunindo os grandes nomes da música brasileira – dos quais estão Gilberto Gil, João Gilberto, Erasmo Carlos, Luiz Gonzaga. O filme tem imagens de arquivo dos shows e bastidores, e entrevistas com artistas e organizadores do histórico festival feito sem grandes pretenções numa fazenda familiar no interior de São Paulo. É uma obra que todo amante da música tem que assistir.
Link: https://www.netflix.com/br/title/81211691
O Pai da Black Music
Direção: Reginald Hudlin
Clarence Avant é “O Pai da Black Music”. No documentário de 2 horas de filme, o diretor Reginald Hudlin percorre a história do responsável por “elevar o nível da cultura negra dos EUA”. Avant foi quem deu um norte e investiu na carreira de músicos, atores e políticos negros. O próprio padrinho conta seus feitos acompanhado de Barack Obama, Bill Clinton, Quincy Jones, Snoop Dogg, Jamie Foxx, Sean Combs, Pharrell Williams. Sem Clarence Avant a música preta poderia ter tomado um outro rumo.
Link: https://www.netflix.com/br/title/80173387
Underdogs
Direção: Téo Frank
Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, Téo Frank (na época com 18 anos) se encontrou no Alasca com o fotógrafo Mason Strehl para fazer um filme sobre rap. De lá, eles foram para Nova York, onde começaram a trabalhar com os rappers undergrounds Awon, Phoniks, Tiff the Gift e Dephlow. Da aventura, nasceu o documentário UNDERDOGS. Téo não conhecia o trabalho dos protagonistas antes de os conhecerem. Para que é independente e sonha em ter uma carreira sólida, mas não sabe qual caminho seguir, esse é o DOC recomendado. Fala sobre o amor de todos os envolvido pelo Hip Hop.
Link: https://www.netflix.com/title/81213152
https://www.youtube.com/watch?v=DEWRT_GwzFs
The Defiant Ones
Direção: Albert e Allen Hughes
Dividida em quatro partes, a série documental “The Defiant Ones” conta a verdadeira história de Dr. Dre e Jimmy Iovine. O enredo faz uma linha do tempo que vai desde o início da carreira dos dois até a criação da milionária Beats by Dr. Dre (vendida para a Apple Music). Com acesso irrestrito às informações e a Dre e Iovine, os diretores levaram cerca de três anos para concluir o DOC. Há revelações sobre o N.W.A e imagens inéditas de sessões do Eazy-E e entrevistas com Snoop Dogg, Bruce Springsteen, Gwen Stefani, Bono, David Geffen, Eminem, Nas, Stevie Nicks, Kendrick Lamar, Ice Cube, Jon Landa Patti Smith, Lady Gaga, Doug Morris, Tom Petty, Trent Reznor, Diddy e will.i.am. Indispensável.
Link: https://www.netflix.com/br/title/80214552
What Happened, Miss Simone?
Direção: Liz Garbus
A conturbada vida da incrível Nina Simone é contata sem amarras. Dá uma ampla visão sobre quem foi Nina, suas lutas e desejos. Emociona e nos ajuda a entender a nós mesmos. Quais os caminhos que desejamos seguir e por qual ideal devemos lutar. É singelo e “agressivo” ao mesmo tempo.
Link: https://www.netflix.com/br/title/70308063
Indicamos também: Riz Ahmed combater o ódio com amor; a fórmula está no disco “The Long Goodbye”. Leia aqui.