A edição de 2019 do tradicional Duelo de MCs Nacional sagrou o MC Charles, do Ceará, como campeão. As batalhas reuniram na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, nos dias 15 e 16 de dezembro, 16 MCs de todo o Brasil. O público, como sempre, marcou presença para acompanhar as semifinais e a batalha final.
Na primeira disputa, o capixaba Noventa (ES) superou Lauro, do Paraná. Na sequência, Charles derrotou Hate, do DF. Na finalíssima Noventa e Charles aumentaram a temperatura ao abordarem temas relacionados ao racismo, as regiões do Brasil, política, o papel do hip hop na sociedade, religião, cultura popular. Os rappers Djonga, RAPadura, Hot e Oreia marcaram presença.
O resultado foi tão acirrado que os expectadores pediram uma quarta rodada. Mas os jurados decidiram pela vitória de Charles, de Juazeiro do Norte.
“Eu nem sei nem dizer o que to sentindo, uma mistura de emoção com riso e choro ao mesmo tempo, lutei e resisti pra ver isso acontecer, um Cearense campeão do Nacional, na verdade muito mais que isso, o Nordeste tendo o respeito por direito e por tudo que representa para esse país”, escreveu RAPadura sobre a vitória do seu conterrâneo. “Eu te disse que você ia conseguir, que todas as dificuldades te fariam mais forte e você se tornou esse gigante, um grande homem e representante da nossa gente, tenho tanta coisa a dizer mas nada vai representar o que aconteceu hoje”.
As disputas foram encerradas com performances da dupla Hot & Oreia, Clara Lima, Tássia Reis, que convidou MC Stefanie, Samora N’zinga e Cesar MC.
Indicamos também: Algumas fotos do CENA 2K19. Leia aqui.