Experimentar é a palavra chave. Então, Vic Mensa resgatou suas influências do rock para criar o projeto de estreia de sua banda 93PUNX, que foi produzido pelo baterista Travis Barker e tem contribuições de Tom Morello, Good Charlotte, Francis e Lights, HR (Bad Brains) e Loko Wit Da Mask.
A música que abre o caminho para a chegada do disco “My Plan Is Everlasting” é “It’s a Bad Dream”. A intenção de Mensa é usar a fusão de rock alternativo, rap e punk como um pano de fundo musical para suas letras mais incisivas. O vídeo “Camp America” mostrou muito bem esse direcionamento. Nele, o rapper crítica o diretor do ICE (centros de detenção de imigrantes), Matthew Albence, que comparou seus centros de detenção familiares aos acampamentos de verão.
O vídeo retratou crianças brancas reencenando cenários do centro de detenção como uma crítica contundente ao racismo inerente à política de separação familiar da atual administração. Isso provocou condenação imediata em toda a mídia de direita e levou Guardian a especular que poderia ser “o vídeo musical mais político do ano”. Na sequência, ele apresentou o provocativo “3 Years Sober”, que faz uma forte declaração sobre identidade.
Indicamos também: Skyzoo & Pete Rock querem “acabar” com o hype de NYC. Leia aqui.