O AFROPUNK se tornou um dos maiores movimentos da cultura negra ao redor do mundo. Tudo começou com a articulação de jovens pretos que curtiam o punk rock, mas não se viam representados pela cena underground dos anos 2000. O ponto inicial foi o documentário “Black Punks in America”, que James Spooner decidiu fazer para ouvir a opinião de afro-americanos que frequentavam shows e clubes punks de Nova York.
Hospedado numa espécie de sala de bate-papo, o filme ganhou notoriedade. Assim, para comemorar o feito, Spooner arquitetou em 2005 uma exibição ao ar livre, que também teria a participação da banda Stiffed, da cantora Santigold. Aquela se tornou a primeira edição do hoje aclamado Festival AFROPUNK, que anualmente é realizado no Brooklyn, Atlanta, Londres, Paris e Joanesburgo.
https://youtu.be/fanQHFAxXH0
Nos últimos anos surgiram várias especulações de que o Brasil também receberia uma das edições do AFROPUNK. Mas ficou somente na expectativa. Agora, algumas informações indicam que, de fato, o evento será feito por aqui em 2020. E o lugar escolhido seria a Bahia. Oficialmente, os pormenores não foram anunciados pela organização. No entanto, algumas publicações nas redes de criadores e influencers convidados para um jantar de apresentação do projeto no Red Bull Station, nesta quinta-feira, 13, revelam a possível realização do AFROPUNK em território brasileiro.
O texto de proposição diz: “O AFROPUNK e sua comunidade estão passando por um momento único e maravilhoso. Estamos chegando ao Brasil com a missão de unir a diáspora globalmente. O tema geral “Juntos com Você”, vem personificar nosso emprenho em dar visibilidade para a “outra experiência negra”. Nós estamos trazendo mais poder para a festa com a intenção de nos conectarmos, criarmos estratégias e nos organizarmos buscando a liberdade de todxs xs negrxs ao redor do mundo.”
Um dos primeiros a “dar spoiler” foi Evandro Fióti. No Twitter, ele escreveu: “Esta chegando a hora vem ai @afropunk Brasil”. Ele também compartilhou no stories do seu Instagram um trecho da fala de Ligia Lima, a embaixadora do AFROPUNK no Brasil. A partir daí, surgiram outros trechos que dão indicações dessa chegada oficial do movimento. Vamos aguardar os próximos episódios.
*Foto: Reprodução Facebook
Esta chegando a hora vem ai @afropunk Brasil 🇧🇷✊🏿 pic.twitter.com/28grHIDHxf
— Fioti (@fiotioficial) June 13, 2019
https://www.instagram.com/p/ByrBjPGnWc0/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
Indicamos também: Nas sinaliza que “The Lost Tapes II” está a caminho. Leia aqui.