O Z’África Brasil é um dos responsáveis para a consolidação do rap no país. Com “Antigamente Quilombos, Hoje Periferia”, de 2002, Funk Buia, DJ Tano, Pitchô e MC Gaspar narraram a saga de luta e resistência dos pretos brasileiros. Passados 17 anos, a mensagem do grupo de SP ainda permanece atual, inclusive pelo momento político que estamos vivenciando. Esse é um dos motivos deles resgatarem o clássico disco numa edição em vinil duplo.
“Antigamente Quilombos, Hoje Periferia” abriu portas por ter uma sonoridade influenciada pela música nordestina e ritmos jamaicanos, tudo misturado com tambores, samples e beatbox, e letras que tratavam dos problemas das quebradas, ao mesmo tempo que fazia a desconstrução do estereótipo criado em torno da vivência nas favelas. De 15 tracks, o trabalho ganhou as pistas dos bailes black dos 2000’s. “Mano, Chega Aí”, o seu grande hit, se tornou a trilha da série “Turma do Gueto”, exibida pela Record TV.
Para a chegada dos vinis, o Z’África Brasil fará um show no Sesc Pompéia, em São Paulo, no dia 25 de maio (sábado), às 21h. A performance também vai ter a presença de Thaíde e Lino Krizz, artistas que fizeram parte da gravação original, o rapper Kamau e a cantora Nalla, convidados especialmente para essa nova fase.
As peças de 180g já podem ser reservadas na Loja Elchoq. Serão apenas 100 cópias da versão vermelha e 100 transparentes com detalhes em vinho, esse disponíveis apenas na pré-venda.
Antigamente Quilombos, Hoje Periferia
Serviço
Dia: Sábado, 25 maio
Horário: 21h
Local: Sesc Pompeia – R. Clélia, 93 – Água Branca
Valor: R$ 20 (vendas online a partir de 14/05)
Informações: 11 3871-7700
Evento: https://www.facebook.com/events/436311150438970/
Indicamos também: “Beats”, um drama sobre o RAP de Chicago, chega à Netflix em junho. Leia aqui.