Quem assistiu “Hustle & Flow [ no Brasil, “Ritmo de Um Sonho”] torceu para que DJay (Terrence Howard) conseguisse fazer seus sons emplacar nas rádios. De forma caseira, Shelby (DJ Qualls) e Key (Anthony Anderson) o ajudaram a produzir uma fita demo com uma dificuldade surreal, que depois de todo trabalho foi desdenhada pelo Skinny Black (Ludacris). Aos que curtem rap e histórias de persistência e superação, Hustle & Flow é o filme perfeito. “Beats” [“Hip Hop Beats, na versão brasileira], da Netflix, segue – quase – a mesma linha.
Dirigido por Chris Robinson, que também esteve a frente de “ATL [O Som do Gueto]”, o drama narra o amadurecimento de um adolescente (Khalil Everage) prodígio na música, mas recluso, que se aproxima do segurança (o mesmo Anthony Anderson) de sua escola, que é um produtor/empresário de rap desacreditado. Juntos pelo amor mútuo ao rap, eles tentam se libertar dos “demônios do passado” e conseguir espaço no cenário musical do South Side, um dos bairros de Chicago em que violência das gangues e a brutalidade policial contra os afro-americanos predominam.
Já no primeiro trailer é possível ter uma visão do enredo. A narrativa é focada na vida do jovem, vítima da violência de sua comunidade, que perdeu a irmã durante um tiroteio. Tentando lidar com toda a situação, o jovem se tranca no apartamento que mora com a mãe, onde passa a maior parte do tempo criando batidas para as músicas. A conexão com o guarda acontece quando este vai saber por que o garoto estava faltando às aulas. A partir daí, tudo muda para os dois.
No elenco, além de Anderson e Everage, estão Uzo Aduba, Emayatzy Corinealdi, a cantora Dreezy e o rapper Dave East. A soundtrack terá a participação de produtores e artistas de Chicago, incluindo o Young Chop. “Beats” chega à Netflix no dia 19 de junho.
Indicamos também: James Baldwin inspira música de Jamila Woods. Leia aqui.