Na linguagem popular, a quântica é o encontro da potência das energias. O assunto é complexo, mas pode ser explicado de uma forma mais simples na união de Yzalú com Shirley Casa Verde. Ambas se completam. Por isso, decidiram criar um projeto musical para, juntas, enaltecerem a beleza, a força, o poder e falar das dores da mulher preta. Assim, nasceu “Quântica”.
De cinco tracks, o EP reflete os acontecimentos atuais, questiona o genocídio da população negra, incluindo o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, discorre sobre os ensinamentos ancestrais, e mostra a realidade de muitas mulheres, “sobretudo as negras, que desde criança são ensinadas a serem fortes devido às suas condições/recortes na sociedade”.
No complemento das ideias, Yzalú e Shirley também convidam a Cris, integrante do grupo SNJ, Gaby Nyarai, responsável pela Batalha Dominação e Meg Predrozzo, do grupo The Monkey´s THC. As três participam da música “Rainhas da Noite”, enfatizando as boas vibrações, energia, natureza, rua, caminhada, amizade e irmandade.
“Quântica” dá voz às mulheres “sem fala”. Yzalú e Shirley Casa Verde expressam o que muitas delas gostariam de dizer, sem arrodeio.
Foto: Thiago Drummond
Indicamos também: Ele é Bruno BO, mas pode chamar de doutor “Afroamazônico” do RAP. Leia aqui.