Fazia tempo que J. Cole não lançava um single avulso, geralmente ele solta álbuns cheios e sem muita promoção. Mas “Middle Child” chamou atenção dos fãs do rapper e explodiu. O hit tornou-se sua música de melhor desempenho em charts, e chegou ao topo das plataformas iTunes e Spotify, e atualmente ocupa o #4 da principal parada da Billboard.
Um dos pilares do rap, a construção de beats a partir de samples está cada vez menor, devido as dificuldades em conseguir autorização de direitos autorais. Mas o fato mais curioso é que o músico e o produtor T-Minus pagaram apenas 50 dólares para conseguir o sample desse som. A dupla recorreu ao Tracklib, um serviço sueco onde é possível ouvir e comprar os recortes por um preço super acessível. O escolhido em questão foi “Wake Up To Me” de First Choice, um soul de 1973.
“Ele e seu empresário tiveram a ideia de extrair um sample, então fomos online e encontramos esse loop muito legal. No momento em que ouvimos, todos reagimos a isso. Cole se apaixonou, e eu poderia dizer que ele tinha a visão do que ele queria. Então ele ouviu o sample e nós dissemos: ‘Ei, temos que fazer algo sobre isso’. Então começamos a trabalhar na track. Tudo aconteceu em um dia.”, revelou o produtor em entrevista a Complex.
Indicamos também: 21 Savage e J. Cole tratam das perturbações cotidianas em “A lot”. Assista aqui.