Fazer a voz dos pretos ecoarem é a missão de Gary Clark Jr. com “THIS LAND”. O provocante e combativo vídeo de Savanah Leaf reflete muito bem o que Gary quer transmitir. Ao apresentar o single pela primeira vez na Beat 1, o guitarrista disse a Zane Lowe que mesmo não vivendo no Texas, sua terra natal, ainda é vítima de racismo.
“Eu basicamente estou dizendo que estamos aqui, todos (negros) estamos aqui. Todos nós merecemos uma chance igual e vamos superar essas besteiras”, disse. “Eu cresci no sul, em Austin, Texas. Lá eu presenciei algumas situações racistas, algumas bandeiras confederadas e pessoas me atacando com palavras… e todo esse tipo de coisa. Não era uma coisa cotidiana, mas recentemente tive um incidente na minha vizinhança com isso, na frente do meu filho”.
Gary nunca expressou essas experiências em suas músicas, mas chegou a conclusão que já estava na hora. “Tudo o que estava acontecendo em novembro de 2017 (marcha de supremacistas brancos em Charlottesville), naquela época, há apenas nos últimos dois anos, foi uma loucura. O clima tem sido um pouco selvagem. Eu já tinha uma algo gravado, uma batida, mas não tinha nenhuma letra sobre isso e apenas … eu estava meio que sentado lá e isso só veio para mim. Eu só fui lá e disparei”.
Indicamos também: Os “40 Dias no Deserto” de Dona Maria MC. Leia aqui.