Chegamos em outubro, o mês rosa. A campanha teve início em 1990, na Corrida pela Cura – organizada pela Fundação Susan G. Komen, em Nova York. Representadas por um laço rosa, a cor passou a simbolizar a conscientização do câncer de mama mundialmente.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 1,7 milhão de casos são detectados anualmente. A informação é fundamental, uma vez que, se detectado precocemente, as chances de cura são expressivamente altas. As mulheres podem realizar o autoexame como uma forma de entender seu corpo e eventuais alterações que podem manifestar-se. De todo modo, continua sendo fundamental a mamografia, exame preventivo que consegue de fato apurar a presença de nódulos, principalmente no estágio inicial.
O RAPr elaborou uma playlist para colocar em pauta: o assunto começa aqui, mas é muito importante ser disseminado. Conscientize sua mãe, tia, vizinhas e amigas da importância da prevenção. Juntas somos mais fortes!
Post dedicado a Vanessa Castro, mulher, mãe, sensível e guerreira, que, entre tantos desafios da vida, passou pela última etapa de seu tratamento. Livre! Como toda a mulher deve ser. Muita admiração e respeito por você!