Nines é um dos rappers emergentes do Reino Unido. Mas não é exatamente um novato. Suas primeiras mixtapes chegaram às ruas em 2010. No entanto, somente com “One Foot Out”, seu álbum de estreia, o MC conquistou a visibilidade que buscava.
A escalada foi instantânea. Ele ultrapassou as milhões de audições no Spotify, figurou na lista dos mais vendidos e recebeu indicação ao MOBO Awards 2017. Pela primeira vez, Nines compartilhou com toda a Inglaterra a realidade da região onde vive nos arredores de Londres, Church Road Estate.
Lá, em abril de 2008, o irmão mais velho dele, Wayne Freckleton (também conhecido como Brandzino/Zino) foi assassinado durante um confronto de de gangues. Cinco anos depois, Nines foi condenado a 18 meses de prisão por tráfico de drogas. Mas não desistiu. “One Foot Out” consagrou seu retorno. Deu uma outra perspectiva.
No segundo LP, Nines não muda a mensagem. “Crop Circle” continua mostrando a vivência no Church Road Estate, algumas vezes de forma humorada, outras nem tanto. Ele coloca tudo na balança. Nem mais, nem menos. O justo.
E não é somente através da música que o rapper pretende trazer a tona a dura jornada da sua comunidade. Por isso, fez um filme. Segundo ele, “um conto realista e descontraído”. De 26 minutos, o curta tem aparições de J Hus, do próprio Nines, que assina a direção, e de artistas importantes do RAP inglês: MIST, Mostack, Skrapz, Ghetts, Grindah e Beats da Kurupt FM.
Os problemas com a justiça, afastaram Nines dos palcos. Ficou um bom tempo sem fazer shows. Sua primeira performance aconteceu apenas em 2017 no festival de Glastonbury. Agora desimpedido, ele promete fazer apresentações ao longo de 2018, inclusive no Reading & Leeds Festival.
Indicamos também: Kanye West avisou que está preparando várias novidades. Leia aqui.