Enquanto no Brasil o sertanejo é o gênero que domina, na maior indústria musical do mundo quem reina é o Rap. Oficialmente, o HIP-HOP/R&B é o gênero mais consumido nos EUA, segundo uma pesquisa da Nielsen Music.
O relatório (para Forbes) examinou o desempenho da indústria da música nesse primeiro semestre e mostra quais são as músicas e álbuns mais consumidos em 2017. Até agora, o hit “Shape Of You” de Ed Sheeran é a faixa mais popular, enquanto o DAMN de Kendrick Lamar é o álbum mais “amado” dos norte-americanos.
Desde que a Nielsen começou a rastrear dados, o Rock sempre foi o gênero dominante. Mas pela primeira vez na história, o R&B e Hip-Hop são atualmente responsáveis pela maior porcentagem, 25,1% de todo o consumo de música nos EUA, enquanto o rock apresenta 23%. Quando se trata de vendas de álbuns, o Rock ainda está em frente com 40%, mas o Hip-Hop é responsável por mais de 29% de todos os fluxos sob demanda em todo o país, e é também o gênero mais popular em serviços de streaming como o Spotify e a Apple Music.
Por aqui, o Hip Hop brasileiro cresce cada dia nos streaming, mas ainda é boicotado na grande mídia. Como diria MC Rashid: “Uma hora o jogo vira, não diga que não avisei”.