O 509-E conquistou algo que talvez jamais um grupo ou alguém na história do rap do Brasil consiga fazer: construir uma carreira musical estando atrás das grades de um presídio. O enredo poderia ter saído de um filme do Spike Lee. Mas não. É a vida real de Dexter e Afro-X. A narrativa todos conhecem, mas nunca é demais ressaltar.
Companheiros da cela 509-E, do pavilhão sete da Casa de Detenção, o extinto Carandiru, Marcos Fernandes de Omena (Dexter) e Cristian de Souza Augusto (Afro-X) decidiram se libertar por meio do rap. Mesmo encarcerados conseguiram colocar nas ruas o disco “Provérbios 13”, que recebeu o suporte do Mano Brown, Edi Rock, DJ Hum, MV Bill, Zegon. Estourou. A repercussão possibilitou que os dois conseguisse autorização judicial, e um forte esquema de segurança, para fazer mais de 150 saídas do presídio.
Dois anos depois, o 509-E emplaca “MMII DC (2002 Depois de Cristo)”, que se tornou um clássico. Passados mais dois anos, Dexter e Afro-X encerram o siclo para seguirem seus caminhos individualmente.
Agora, 20 anos depois do seu início, o 509-E faz um breve retorno que vai se limitar aos limites dos palcos da turnê “Vivos”. “Não é uma volta permanente do 509”, diz Dexter. “A gente decidiu se unir para comemorar a nossa amizade, o carinho que um tem pelo outro… o amor, o respeito, o perdão. A gente tem dito bastante isso para que fique óbvio pra todo mundo que o que estamos fazendo é exercer a essência do hip hop”.
Essa vai ser uma oportunidade para quem não conseguiu ver os dois em ação nos anos 2000 e para a geração que veio bem depois. “Esse novo ciclo significa a renovação, o amadurecimento, a gratidão à nossa história, pois vencemos o improvável”, ressalta Afro-X. “Além disso, estamos contemplando em vida que tudo valeu a pena, desde a regeneração ao legado”.
Libertos e regenerados, Dexter e Afro-X pretendem montar um cenário para recriar o lugar que deu origem ao 509-E. A primeira apresentação está marcada para o dia 24 de agosto, às 22h, na Audio (ingressos AQUI), em São Paulo. Na sequência, eles partem para Salvador (14/09), Porto Alegre (10/10) e Belo Horizonte (26/10). É mais um capítulo sendo escrito.
https://youtu.be/WQgMgLPW7o8
Serviço
509-E – Audio
Data: 24 de agosto (sábado)
Abertura da casa: 22h00 | Clasificação: 18 Anos
Local: Audio Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694 – Barra Funda – São Paulo – SP
Valor Ingressos: A partir de R$40,00 – segundo lote
Venda Ingressos: Bilheteria Audio (de segunda a sábado das 13h às 20h).
Indicamos também: O João Rock se rendeu ao RAP. Leia aqui.