Vídeo é o que não falta, mas tivemos a difícil tarefa de escolher os 5 mais QUENTES para compor esta lista. Por isso, escolhemos UANA, Yoùn, Yunk Vino, Dj Flavya & Sena MC. Divirta-se!
Uana – Mapa Astral
A cantora e atriz pernambucana UANA está iniciando uma nova etapa da sua carreira musical com o R&B “Mapa Astral”. E ela já chega com um videoclipe provocante captado no centro de São Paulo e dirigido por Luis Christofoletti em parceria com o Coletivo ZeroErro de Christopher Mahin. A música é sobre o fim de um relacionamento, de sair da zona de conforto e seguir a vida. “É quando você coloca na balança o que viveu, o que você tirou daquilo e vê se vai dar uma chance novamente ou não”, diz. “No fim, põe a culpa de tudo no mapa astral”.
Yoùn – Follow Me
O Yoùn está com seu primeiro disco na pista, “BXD IN JAZZ”, e junto com ele veio o vídeo de “Follow Me”. Com a direção do Gabriel Pinheiro, o visual teve como cenário um campo de golf. A intenção deles foi recriar o cotidiano que eles vivem para provocar uma reflexão ao ocupar um lugar elitizado só com apenas pessoas pretas, geralmente distanciadas desse ambiente majoritariamente branco. No vídeo, os artistas desfrutam de toda alegria e prosperidade advindas do sucesso de seu trabalho, jogando para o público uma imagem de confiança e poder, extremamente necessários nos tempos atuais. Entre os figurantes estão Delacruz, Hodari, JXNV$, Priscila Tossan e Wesley Camilo.
DJ Flavya – Samba Bangla feat.Brooklyn Shanti
Foi na Copa do Mundo de 2014 que a alemã DJ Flavya (filha de brasileiro) conheceu a roda de samba mais famosa do Rio de Janeiro. Essa experiência resultou em “Samba Bangla”, o primeiro som que a beatmaker e produtora musical coloca sua própria voz. O rapper Brooklyn Shanti, conhecido por popularizar ritmos sul asiáticos nos EUA, chega junto com Flavya nessa mistura de rap, samba e bossa.
“Antes de me mudar para o Brasil, morei quase uma década na cidade de Nova York. Eu já era apaixonada por hip-hop, mas foi nessa época que aprendi a discotecar e realmente entrei nas comunidades hip-hop”, observa ela. “Cresci ouvindo meus pais falando português em minha casa, ouvindo MPB, samba, bossa nova e cresci indo ao Brasil passar férias. Acredito que nos últimos oito anos, morando em São Paulo, explorei muitas comunidades musicais e experimentei muitos sons, mantendo-me fiel às minhas raízes não tão arraigadas, mas ainda experimentando, entre o hip-hop e o samba”.
As cenas do vídeo, que também é o primeiro registro visual dela, foram gravadas no Rio de Janeiro (BR) e no Brooklyn (EUA) com direção de Ken Ngwa.
Yunk Vino – Say Your Name
Um dos destaques do trap BR, Yunk Vino fez o registro de “Say Your Name x 2AM”. A direção do Premier King leva para uma viagem quente e excitante entre o consciente e o inconsciente. A narrativa encontra alguns plot twists da própria mente dele. “Já tínhamos a ideia de ‘2AM’ há algum tempo, mas queríamos algo que pudesse linkar com nosso roteiro para esse clipe”, diz Vino. “Então, logo depois, assim que fiz uma sessão com o Ecologyk e o VT, saiu ‘Say Your Name’”.
Sena MC
A cultura do futebol está presente na cultura do brasileiro e também se relaciona diretamente com o rap. É isso que os MCs Sena e AFK abordam em “Maior Patrimônio”. A música fala sobre o maior patrimônio do Sport Club Corinthians Paulista. Os rappers dizem que o time é a sua torcida, e traz vivências e referências de amor ao clube. Para as rimas, eles usam o UK Drill, produzido pelo Pedrotti com mixagem e masterização do Frederico Pacheco. O videoclipe em preto e branco foi feito por Mil Grau Filmes com roteiro do próprio Sena em conjunto de Uelton Alves e o Mil Grau.