A lista está bem QUENTE. Dessa vez, Buddy, Tkay Maidza, Malía, Caramelows + Indee & Joey Bada$$ mantém a chama acesa.
Buddy – Black 2
Mais uma vez o Buddy não decepcionou. Na segunda versão de “Black”, ele novamente bate de frente com o establishment do racismo estrutural e dos esteriótipos. O próprio MC de Comptom dirigiu o videoclipe em parceria com Edgar Esteves. Nas referências tem os Panteras Negras, Malcom X e obras do Spike Lee, como Faça a Coisa Certa.
Tkay Maidza – Don’t Call Again ft. Kari Faux
Tkay Maidza está de volta para impressionar fãs e críticos com sua versatilidade sonora. Após levantar geral com ‘Shook’. Agora, ela chega com ‘Don’t Call Again, um manifesto de término feito em parceria com a rapper Kari Faux.
“É a conversa que eu gostaria de ter tido em meus relacionamentos nos últimos anos (tanto românticos quanto não românticos)”, diz. “Defender-se pode ser difícil quando você está tão perto de alguma coisa. Quando completávamos a faixa, eu sempre achei que Kari seria perfeita para ela, porque ela é muito real quando está conversando sobre relacionamentos. Feliz por termos feito uma faixa juntos em meio à pandemia”.
O vídeo que o acompanha foi conceituado, auto-filmado e co-dirigido por Tkay com animações do estúdio de design Babekühl. “Teria sido legal gravar o vídeo com Kari, mas o Covid me deixou na Austrália e ela no Arkansas. Então investimos em telas verdes e gravamos um vídeo inspirado nos anos 70 em nossos quartos”.
Malía – Flow
Buscando referências no trap, e o fundindo com a ginga brasileira, Malía vem com a sensual “Flow”. A direção do vídeo é de Matheus Senra e a direção de fotografia do Dudu Mafra. Todo o vídeo foi captado em estúdio.
“Sempre que eu posso eu escrevo e essa música eu escrevi extremamente rápido e eu gosto como ela é fluida, como ela é natural e como ela é despretensiosa, porque não foi algo que eu pensei muito para fazer”, diz Malía. “Então ela tem muita personalidade, ela sou eu, ela é o que eu penso. É como eu falaria. É por isso que eu curti tanto o clipe e quis tanto que o clipe fosse simples e que me mostrasse, essa é uma forma de vulnerabilidade que é bonita, que é importante pra um artista expor”.
Caramelows + Indee – Siente El Calor
Conhecidos pela parceria musical com a cantora e compositora Liniker Barros, a banda Caramelows se uniu a rapper espanhola Indee na tropical “Siente El Calor”.
“Quando nos apresentamos em Barcelona em 2018, Indee subiu ao palco conosco e a conexão foi imediata. Daí então veio a faísca que deu ignição à vontade de fazermos algo juntos. Um ano depois, voltamos à cidade e ficamos morando por uma semana durante uma pausa na agenda de shows”, conta o baterista Péricles Zuanon.
A música foi escrita em conjunto por Indee e Renata Éssis e o videoclipe animado é inspirado por uma estética de memes, criado por Laura do Lago (Studio Lagolagoa).
Joey Bada$$ – The Light
Joey Bada$$ renasceu. Essa afirmação ele mesmo faz no vídeo de “The Light”, que teve parte das gravações feitas durante uma cerimônia de Vodoo. Já no início, o MC deixa claro que seu propósito é fazer com que pessoas pretas busquem conexão em suas raízes. AA direção é do Kerby Jean-Raymond e Levi Turner.
Indicamos também: O projeto Dinner Party une Terrace Martin, Robert Glasper, Kamasi Washington e 9th Wonder. Leia aqui.