A sessão dos vídeos mais QUENTES está NO AR. Na lista estão Brinsan N’Tchalá, Arnaldo Tifu, Young Devyn, Rodrigo Zin & YaoMng. É só dar o play de um por um e curtir sem restrições.
Brinsan N’Tchalá – Respeito
Em “Respeito”, Brinsan fala sobre o empoderamento negro e feminino. O videoclipe, dirigido e roteirizado por ela própria, apresenta diversos simbolismos africanos, que vão de quadros, roupas e cores a participação de dançarinas angolanas.
“Retrata a realidade de tantas mulheres negras que precisam exigir respeito em situações simples para a maioria das pessoas, mas que na nossa vida cotidiana são um grande problema”, diz. “O básico ainda não foi alcançado no que tange à direitos e tratamento digno, e enquanto essa for uma realidade, mais vozes como a minha terão que se levantar em busca de respeito”.
Arnaldo Tifu – 10 X
Presente no recém-lançado álbum “TEMPVS”, a música “10 X”(produzida por Jonas Pheer e Nixon Silva) mostra a superação do gueto, do povo preto e periférico. Para o vídeo, Arnaldo Tifu traz na figura de sua avó Zélia um misto de admiração e força. “Sua história de luta e resiliência é mostra que devemos ser 10x melhores para sobreviver no Brasil, país onde as violências contra mulheres, negros e indígenas são cada vez maiores”, observa.
A música também reforça a ideia de que a vida não é sobre ser melhor que o outros e sim, todos os dias, ser 10x melhor do que você era ontem. As cenas foram registradas na Barbearia Colonial ABC com direção do Murilo Duraes e tem a participação da atriz e dançarina Vitoria Mbengue.
Young Devyn – Act Bad
A sensação do rap adolescente em ascensão do Brooklyn, Young Devyn soltou o vídeo de “Act Bad”. Cheia de energia, ela solta linhas contundentes. Aos 19 anos, ela está criando uma identidade própria com influências musicais do Pop Smoke, rimas de nível de Ms. Lauryn Hill e cadências caribenhas como Nicki Minaj.
Rodrigo Zin & Enigma – Erra Nunca
Junto com o Enygma (Victor Dillan), Rodrigo Zin chegou com “Erra Nunca”. Segundo eles, a música tem como foco ajudar e incentivar o público e serve como um agradecimento ao mesmo, já que sempre faz questão de falar que ambos artistas nunca erram em seus lançamentos. Apesar de usarem referências de animes no visual, os rappers não entram no universo nerd na letra. O objetivo é falar das suas conquistas, obstáculos, sonhos e vontade de vencer.
A ilustração é do EZE (00TheKid), que transformou Zin e Enygma em dois personagens bem conhecidos, sendo eles o Naruto (Rodrigo Zin) e o Sasuke (Enygma) do anime/mangá “Naruto” – “dupla conhecida por suas rivalidades e desavenças, que no futuro acabam se tornando grandes amigos e lutadores imbatíveis quando juntos”. Na edição, Ortz mesclou várias cenas marcantes protagonizadas por grandes duplas dos animes, como “Naruto e Sasuke” (Naruto), “Sanji e Zoro” (One Piece), “Irmãos Elric” (Fullmetal Alchemist), “Hinata e Kageyama” (Haikyuu).
YaoMng – Bilhão
O rapper brasiliense YaoMng critica os gananciosos que se aproveitam da fé alheia e discute dilemas reais do jovem periférico: como a violência, ambições e a busca pela felicidade. As ideias são desenroladas em “Um bilhão”. A estética visual, desenvolvida pelo videomaker e diretor Guilherme Damião propõe algo cinemático e experimental, que se encaixa perfeitamente na produção colaborativa dos beatmakers Beats by Velhot e Jxvensal.
*Foto de capa: Gabriel da Silva