Aqui está mais uma seleção QUENTÍSSIMA de 5 vídeos que você precisa ver. Escolhemos dessa vez PrimeiraMente, TRIPLX, Juju Rude, Alef Totem & DuSol e Maju.
PrimeiraMente – Premeditado
Após um tempo sem soltar novidades, apesar de estar sempre trabalhando, o PimeiraMente faz seu retorno do jeito que todos esperam: com muito peso. Em cima dos beats de SID, e com produção audiovisual da MindHunters, dirigido por Pablo Pali, o grupo paulistano formado por Leal, NP Vocal, Gali, Daniel Raillow e DJ Batata traz verdades na densa “Premeditado” .
Cada um dos MCs tratam de suas lutas pessoais e também reforçam a necessidade da união coletiva para enfrentar um inimigo comum de pretos e pobres: a injustiça. Para criar o cenário, eles intercalam notícias de jornais, com informações reais, incluindo uma que informa o início do grupo em 2013, e cenas que denunciam as mazelas do sistema jurídico e carcerário do Brasil. Voltaram daquele jeito!
TRIPLX – Era Uma Vez?
O Lucas “Koka Penteado ganhou visibilidade bem antes de participar do BBB. Ele já participava de batalhas de rima e fazia Slam de Resistência. Em 2015, quando os secundaristas ocupavam as escolas estaduais de São Paulo, o artistas ganhou ainda mais destaque e vez sua voz ecoar. No pátio da Escola Caetano de Campos, na Praça Roosevelt, Koka conheceu Rod Krieger, na época baixista da Cachorro Grande. O encontro resultou na música “Ocupar e Resistir”, feito em parceria com Duda Machado (ex-baterista da Pitty).
Um ano depois, eles se juntaram com o guitarrista Martin Mendonça (que toca com a Pitty) para formarem a TRIPLX. Seis anos se passaram e eles se uniram novamente para colocar os trabalhos na pista. “Era Uma Vez?” abre os caminhos para o disco com oito músicas inéditas, que vai chegar ainda neste primeiro semestre.
As imagens que compõe o vídeo, dirigido pelo Ryman, foram captadas durante as gravações. O acervo é extenso e a intenção é que este material componha um mini documentário. “Foi logo depois que o Lucas me ligou dizendo que queria lançar o projeto, quando saiu do BBB, que encontrei mais de cinquenta vídeos no meu HD”, diz Rod. “Me diverti assistindo aos takes, tem muita passagem legal, é um material incrível, me passou um filme na cabeça”.
Juju Rude – Malandrona
Usando um iPhone, o diretor Giovani Rafael captou as imagens do videoclipe de “Malandrona”, da Juju Rude. Ela chega com um trap de cria, produzido pelo SUAV, para mostrar que as mulheres também tem vez nesta cena dominada por homens. Juju celebra a independência financeira e sexual das mulheres periféricas e com humor descreve seu dia de preparação para um encontro e como o empreendedorismo dentro da favela tem crescido e ajudado mulheres a sustentar suas famílias.
Alef Totem – Pipa No Céu
Fundindo rap, funk e mpb, Alef Totem dá sequência as trabalhos, depois de estrear o EP “Mãe, Deixei a Roupa no Varal”, com Pipa no Céu. Na companhia do Lumin, ele faz um “funk indie de quebrada” produzido pelo próprio. O vídeo, gravado antes da pandemia na casa dos avós de Alef, no Jardim Rosemeire em São Paulo, tem a assinatura de Lucas Nery no roteiro, direção e fotografia.
“Considero esse som o mais rua do meu atual trabalho e que mostra, com muito orgulho, exatamente de onde eu vim”, diz. “Na poesia, reflito sobre correr atrás de realizar os nossos sonhos, sem medo e sem dó, com intensidade, verdade e carinho por tudo que a gente já viveu. Acho que vale destacar o quanto tentei ser versátil nesses versos, referenciando – no mesmo parágrafo – Cícero e Rappa”.
DuSol & Maju – FRODITE
De Ouro Preto, em Minas gerais, DuSol e Maju se unem para evocarem a Deusa Afrodite. “A composição nos remete àquele tempo em que todos nós já vivemos um dia. Uma paixão “afroditiana”, um amor arriscado e perigoso… Há quem se divirta com a situação”, dizem. Neste grito d eliberdade, eles também trazem à tona questões sociais e versam sobre sonhos, a superficialidade e os “tabus” da sociedade. Essa energia mística é embalada pela psicodelia do Psyco Bass. O videoclipe segue a mesma linha com luzes neon e muitas cores.
Foto na capa: Rafael Hipolito