Vídeos e mais vídeos. A seleção semanal chegou com filmes da Cristal, Zudizilla, Amnesia Scanner, Rafa Pinta e Jeferson Devon. É para ver e rever.
Cristal – Joia Rara
Sob a direção do Devasto, a gaúcha Cristal rima nas batidas do MDN Beatz sobre a beleza negra. Ela é firme nas palavras. Enaltece a diversidade da negritude e critica os apropriadores. Grande parte dos visual é capitada na quadra de uma escola pública. Ela está cercada pelos seus. Todos no melhor estilo quebrada.
Zudizilla – Não Sei Se Me Ouvem Lá
Ao comentar as tracks de “ZULU, Vol. 1: DOPAC.SPDOC”, o rapper Zudizilla disse que “Não Sei Se Me Ouvem” é sobre obter valiosas informações sobre quem se é e tentar expandir esse conhecimento na busca por libertar mais gente e assim fortalecer a desobediência”.
O vídeo de Julian Eduardo reflete isso de uma forma introspectiva, acompanhando o processo criativo do Zud nas suas artes plásticas e sonoras. As cores escuras dá um tom minimalista, que traduz o momento “solitário” do artista, mesmo estando acompanhado.
Amnesia Scanner – As Going
A dupla Amnesia Scanner, de Berlim, vai colocar nas ruas, em 05 de junho, o disco “Tearless”, uma reflexão sônica de como é experiência na terra num momento em que o colapso está emergindo. Enquanto Ville Haimala e Martti Kalliala observam aa Finlândia derreter, a escala impressionante de recalibração política e a crise climática mundial abre velhas normas.
Uma primeira amostra do que pode estar por vir é o videoclipe “AS Going”, criado por Marc Elsner e com produção musical assinada pela DJ e produtora brasileiro LYZZA. Insano e perturbador, ele apresenta uma série de imagens de humanos em espiral. Impossível descrevê-lo.
Rafa Pinta – Daydream
Após uma parceria com o duo ABRONCA, a cantora e compositora gaúcha Rafa Pinta chega com seu primeiro single, “Daydream”. Nele, Rafa canta o amor ausente e que deixa saudade, fazendo com que ela sonhe acordada com aquela pessoa enquanto não está por perto. A letra também serve de roteiro para que Clara Martins e Julia Starling captem imagens das diferentes formas de amar, para a produção de um visual intimista.
“Eu já estava na busca por falar em uma música sobre coisas que todos sentem quando se apaixonam”, diz Rafa. “Essa canção é leve, de espera, para quem está querendo viver aquilo”.
Jeferson Devon – Asa de Cobra
O Jeferson Devon quer resgata a cultura que dá vida à periferia. “Como artista, senti a necessidade de falar sobre o assunto de uma maneira muito particular, a partir da minha perspectiva como MC e morador da suburbana”, observa ele ao falar de “Asa de Cobra”.
A música “discute a limitação construída para que jovens como o artista se sintam incapazes de participar e produzir cultura, apenas consumir”. O clipe foi gravado nos bairros de Paripe e Fazenda Coutos, em Salvador. “Mostro um subúrbio que muitas vezes não é visto pela sociedade, que consegue ser lindo e rico culturalmente, mesmo em meio à pobreza e falta de atenção do governo. Eu acredito que a arte e a cultura podem transformar vidas, como transformou a minha”. É esta energia que eu quero transmitir.”
*Foto de capa: Moah Buffalo
Indicamos também: Com o vídeo “174”, Abronca protesta contra a violência do Estado na periferia. Leia aqui.