Nathaniel Dawayne Hale, (Long Beach, 19/08/1969 — Long Beach, 15/03/2011), mais conhecido como Nate Dogg, levou a fusão do R&B + Rap para outro nível. Mas antes disso, vamos ao início…
Começou a cantar na igreja New Hope Trinity Baptist Church Choir no Mississippi, onde seu pai, Daniel Lee Hale, era pastor. Aos 16 anos serviu a Marinha dos EUA por 3 anos.
Nate Dogg era primo de Snoop Dogg, com quem formou nos anos 90 o grupo 213, onde inicialmente era formado pelos 2, além de Warren G. e Domino. Anos depois, após o término do grupo, trabalhou com Warren G na musica “Regulate”, tema do filme Above The Rim. Podemos dizer que este single além de ter feito mais sucesso que o filme em si, esta musica espalhou no mundo o estilo G-Funk, ditando o tom de vários outros hits dos anos 90.
Dando sua voz e talento singular em diversas colaborações, sobretudo aos artistas da Death Row, sua estreia solo aconteceu apenas em 1998 com o lançamento do álbum G-Funk Classics, Vols. 1 & 2, três anos depois, Music and Me, que teve grandes sucessos como: “I Got Love” e “Music And Me”. O ultimo álbum de estúdio do Nate Dogg foi o álbum homônimo em 2003. Em 2009, Nate Dogg, Warren G e Snoop Dogg realizaram um álbum ao vivo pela Black Dragon Entertainment (213 – Live in Las Vegas).
O “King of Hooks” teve muitos problemas com a lei. Agressões (inclusive em mulheres), porte de armas e drogas, idas e vindas a cadeia, etc. Na gravação do antológico DVD Up In Smoke, ele subiu ao palco com uma pulseira de monitoramento para garantir que não haveria violação da condicional.
Como essa vida loka traz consequências, não foi diferente na vida dele. Nate Dogg morreu aos 41 anos, devido a complicações de múltiplos derrames e AVCs. Na ocasião, a família limitou ao mínimo as informações e acesso sobre, mantendo sua privacidade.
Apesar de uma carreira relativamente curta, certamente Nate Dogg escreveu sua história no Rap, influenciou a Costa Oeste dos EUA, com 4 nomeações no Grammy, 3 álbuns solos, 5 aparições em filmes e mais de 30 colaborações com outros artistas.
Existe uma possibilidade de lançamento de um álbum póstumo que deverá se chamar “Nate Dogg: It’s A Wonderful Life” com participações de Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem e Rihanna. Aguardemos.
5 anos sem Nate Dogg. O Rap sente sua falta! #RIP
*Texto por Alexandre Assis (fka Eazy Kaos)