Era certo que JAY-Z seria certificado pela #13 com o disco de platina, cedido pela Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA, na sigla em inglês). “4:44” reiniciou a corrida de fãs e curiosos por links piratas, já que ele só poderia ser ouvido no Tidal. Novamente, o plano de marketing de JAY-Z gerou resultados positivos. E o número de assinantes do serviço alavancou. Mas a certificação não foi pela transmissão do álbum.
A Billboard afirma que “4:44” foi certificado platina com base nos downloads gratuitos que foram adquiridos pela Sprint. A empresa de telefonia liberou o disco do JAY-Z em troca de e-mails. Segundo um representante da RIAA, as vendas promocionais contam para a certificação de platina porque uma empresa pode comprar um álbum ou música e coloca-los à disposição dos clientes, desde que os consumidores tomem “passos afirmativos”, como fornecer um e-mail ou código para receber a música.
O plano de “4:44” seguiu a mesma linha do álbum anterior de JAY-Z, Magna Carta Holy Grail, de 2013. 1 milhão de cópias dele foram vendidas para a Samsung por 5 milhões de dólares. Novamente, ele garantiu a platina. Nas próximas semanas, as versões digital e físicas do projeto estarão à venda. A física terá três faixas adicionais.