Washington University inicia curso sobre a influência de Kanye West na cultura afro-americana

Kanye West

A influência de Kanye West ultrapassou os limites da música, da moda e da arte, e se tornou tema de um curso da Washington University em St. Louis. Ministrado pelo Dr. Jeffrey McCune, o módulo chamado de “Politics of Kanye West: Black Genius and Sonic Aesthetics” (na tradução livre, “A Política de Kanye West: Gênio Negro e Estética Sônica”) pretende fazer com que os alunos se conectem a questões políticas, de raça, gênero, sexualidade e cultura.

“Como um artista de hip-hop Kanye West teve um impacto sem precedentes sobre a força sonora da música, moda, política e videografia”, diz a descrição do curso. “Exploramos como as formas racializadas de fazer a iconografia, formas complexas de ver, criam um quadro distorcido ou redutor através do qual vemos o negro e o famoso […] Extraímos a “Política de Mr. West” em sua música e vida, enquanto também iluminamos a importância de uma política de criação de gênio no arco maior da tradição da cultura pop negra”.

Ao St. Louis Post-Dispatch, o professor McCune disse que “sempre quis ministrar um curso olhando para o gênio negro e a impossibilidade do gênio negro para o público americano”. “O hip-hop é uma maneira de mostrar nosso gênio criativo”, diz ele. “Kanye realmente usa o hip-hop como um veículo para exibir todos os seus talentos, embora alguns melhores do que outros.”

Direcionado especificamente a estudantes da Washington University, o curso de 14 módulos sobre Kanye West possui 75 alunos matriculados. Mergulhado no assunto, o professor McCune está escrevendo um livro sobre Yeezy, “On Kanye West”.

Share

Kommentar hinterlassen

E-Mail Adresse wird nicht veröffentlicht.


*


Share
Share