O Kamasi Washington está abrindo outras possibilidades para o jazz moderno. Ele mostra o caminho com Truth, primeiro single de Harmony of Difference, seu próximo EP que será lançado ainda em 2017. O projeto dá sequência aos registros musicais de Washington iniciado em 2015 com o aclamado álbum The Epic.
Agora membro do cast do icônico selo londrino Young Turks – casa do The xx, Sampha, FKA Twins -, Kamasi Washington faz a estreia de Truth, acompanhado de um curta-metragem de 14 minutos dirigido por A.G. Rojas.
O EP Harmony of Difference é uma suíte original de seis movimentos, que fará parte do Whitney Biennial desse ano, juntamente com um filme de Rojas. Ele também tem a arte de Amani Washington, irmã de Kamasi.
“Ele explora as possibilidade filosóficas da técnica musical conhecida como “contraponto,” a qual Washington define como a arte de balancear similaridade e diferença para criar harmonia entre duas melodias separadas”, diz Kamasi.
A suíte de Washington inclui elementos visuais casados com o trabalho musical e bebe vorazmente na fonte no jazz para. Cada um dos primeiros cinco movimentos é uma composição única. “Truth,” o sexto movimento, funde todas as cinco composições em uma performance simultânea.
Ecoando essa fusão, Amani Washington criou cinco pinturas focadas em formas cruas e cores, cada uma inspirada por um dos primeiros cinco movimentos da suíte. Amani então combinou essas pinturas para criar uma sexta: um retrato abstrato de um rosto humano.
O filme de Rojas traz à vida ideias metafóricas encontradas na música e nas artes plásticas. Enquanto é um tanto abstrato, ele foca na harmonia encontrada nas pessoas do Central-Sul e Leste de Los Angeles e mostra a beleza das suas diferenças. Com o impulso artístico de expandir as possibilidades dentro do contraponto, Washington queria criar algo que abrisse a mente das pessoas ao presente que é a diversidade. A esperança dele “é testemunhar a beleza harmônica criada pela junção de diferentes melodias, o que ajudará as pessoas a se dar conta da beleza que há nas nossas diferenças”.
Em abril, Kamasi Washington passou pelo Brasil performances no Nublu Jazz Festival, realizado em São José dos Campos (SP), e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.