Não era o quarto álbum de Kendrick Lamar, mas caminha para ser. A foto do número quatro em algarismos romanos publicada no Instagram do MC de Compton – e apagada em seguida – gerou um alvoroço e especulações sobre a próxima obra de Lamar. Mas não. O “IV” faz referência a quarta parte da “série” “The Heart”, iniciada na mixtape “Overly Dedicated mixtape”.
Raivoso, K.dot soltou toda sua fúria contra o presidente dos Estados Unidos: “Donald Trump é um idiota, sabe como nos sentimos, punk / Diga-lhes que Deus vem / E a Rússia precisa de um botão de repetição, vocês vão fazer algo” / Votos eleitorais parecem votos memoriais / Mas a verdade americana não é Ignorar os votos”. Ele também enaltece sua obtenção do status de “O salvador da rima do hip-hop” e ostenta os cerca de U$ 30 milhões de dólares que acumulou na carreira.
Há especulações de que em alguns versos, Kendrick faz insultos a Big Sean e Drake. Ele deixa no ar, que 7 de abril pode ser uma data fatídica: quando lançará seu próximo disco.