Os clássicos sempre estarão em alta, pois ajudaram a escrever e sedimentar a história. Este é o caso de “Evolução É Uma Coisa”, do RZO. Considerado um divisor de águas, o quarto álbum da discografia de Dj Cia, Sandrão e Helião ganhou sua primeira versão em vinil pela Somatória do Barulho. Quando chegou às ruas em 2003, a “família RZO” também tinha em seu plantel a Negra Li, Dina Di, DBS e a Quadrilha, Negro Útil e Sabotage. E ao contrário de “Todos São Manos”, de 1999, esse disco marcou uma transformação no estilo de produção de DJ Cia e Helião.
Diferente dos projetos anteriores, “Evolução É Uma Coisa” de fato reflete a evolução da banca de Pirituba, que passaram a usar referências e recortes de música brasileira. “Cheias de colagens e bases criadas a partir de discos brazucas, as produções da dupla são um dos pontos altos do trabalho, definindo a identidade do disco e do próprio RZO”, diz Yoka, da Somatória do Barulho. “O resultado pode ser conferido ao longo de pouco mais de 70 minutos de clássicos do gênero.”
Para produzir o LP duplo foi necessário recuperar os arquivos originais da extinta gravadora TNT, de Donizeti Sampaio. Isso foi possível com a ajuda da Cida, esposa de Donizeti (já falecido), que deu acesso às gravações originais de 2003, o que garantiu qualidade total na reprodução e na remasterização dos áudios.
Há também um resgate de fotos registradas pelo fotógrafo Alexandre de Maio para uma matéria da extinta revista Rap Brasil. A direção de arte é assinada pelos irmãos Skola, que fizeram a adaptação e modernização dos originais da capa e do encarte.
A pré-venda dos vinis vai até o dia 19 de outubro no somatoriadobarulho.com. Das 20 tracks que compõe o LP se destacam as “Pirituba Pt2”, “Ti, Ti, Ti”, “A Blazer”, “Nessa Estrada (Na BR)”, “Folha Avoa” e “Super Star”.
Indicamos também: Nos bastidores de um show do Konai em São Paulo. Leia aqui.