As comemorações dos 75 anos de Bob Marley [nascido em 06/02/1945] vão se estender ao longo de 2020 com diversas ações que celebram o legado dele. A primeira delas é o videoclipe oficial de “Redemption Song”, desenvolvido pelos artistas franceses Octave Marsal e Theo De Gueltzl. A animação reuniu 2747 ilustrações e usa símbolos para destacar a magnitude da letra atemporal da música e sua relevância para o mundo de hoje, ressaltando a contribuição de Bob para a humanidade. O roteiro é inspirado na Jamaica e por informações compartilhadas pela família Marley.
“O objetivo artístico era capturar o mundo imaginário de Bob Marley de forma que inspirasse uma profunda reflexão”, observam Marsal e De Gueltzl. “A partir da história da escravidão e da Jamaica, da cultura Rastafari, do legado de profetas (Haile Selassie, Marcus Garvey, Malcolm X), e também da vida pessoal de Bob, levamos o público a uma jornada através de alegorias e representações”.
As celebrações de MARLEY75 vão reunir música, moda, arte, fotografia, tecnologia, esporte e filme, que se transformarão em diversos conteúdos digitais sobre a obra de Bob Marley, responsáveç por um quarto de todas as músicas de reggae escutadas nos Estados Unidos. A cidade que mais ouve Bob Marley no mundo é São Paulo.
Ao longo de sua vida, Bob Marley se tornou um ícone musical, político e espiritual. Deu voz à luta de seu povo, uniu grupos rivais na Jamaica e foi responsável por apresentar a cultura Rastafari ao mundo. Em outubro, “Redemption Song” completa 40 anos. Ela faz parte do álbum “Uprising”, e foi inspirada por um discurso do ativista jamaicano Marcus Garvey.
Indicamos também: CAUÊ dá início a sua jornada musical com “De Onde Eu Vim”. Leia aqui.