A idade é só um número. Ser considerado um veterano não é demérito, é, na verdade, uma honra. Humilde, Carlos Gallo esperou sua vez. Um dos nomes mais importantes do hip hop brasileiro, o artista cearense finalmente lançou sua aguardada mixtape solo.
Em ‘Veterano’, o MC nos apresenta sua “Fortaleza da Mente”, um registro da sua cidade pela caneta de quem observa e sente tudo o que está ao seu redor: das conquistas em “O Bagui Virou” às festas e curtição de “DownTown”. Nego Gallo coloca a vida em cada verso. Mais que suas experiências, ele entrega seu espírito em cada música.
“Pensa grande, grava na track
Coração forte que o trampo é quente
Grave nos fone, olhos fechados
Pra ver o que vem pela frente
Isso me faz diferente
A rua me fez o que eu sou”
(trecho do lead single “O Bagui Virou”)
Cada faixa é uma viagem transportando o ouvinte para o clima quente de Fortaleza, as calles de Porto Rico e as zones de Atlanta. Sua mixtape é a vida de uma periferia que se estende para outras, um registro não apenas de um veterano, mas de um rico sobrevivente que foge dos clichês atuais do gênero e canta sobre a banalização da violência, sonhos, esperanças, o caos urbano e o amor.
“Eu não tenho um bairro. Eu tenho uma cidade, tenho Fortaleza na minha caminhada. Veterano é uma forma de agradecer por toda amizade, consideração, respeito e generosidade de quem tá aqui, saca e vive o rap como ele se dá em Fortal, que é muito parecido do jeito como se dá em qualquer lugar do mundo”, destaca Gallo.
Antes de flow se tornar um clichê, as principais técnicas de um rapper eram cantar no tempo da batida e saber usar a entonação certa para cada expressão rimada, ou seja, tem que ter levada. E o som de Nego Gallo é pura levada. A sintonia perfeita entre favela e o mar nas bases feitas por Coro MC com coprodução de Leo Grijó, misturando rap com reggae, juntos aos elementos de funk e dancehall.
CAPA
A foto que compõe a capa do disco foi feita pelo artista italiano Antonello Veneri quando ele foi a Fortaleza para fazer um trabalho sobre os pescadores e o povo do mar.”Ele é um tremendo artista. Ser fotografado por ele nesse trabalho foi uma experiência linda, ele conseguiu entender bem as minhas dificuldades frente a câmera, isso ajudou
muito o processo”, lembra Gallo, que contou também com o talento de Filipi Filippo na elaboração da arte.
PARCEIROS VETERANOS:
‘Veterano’ trouxe colaborações que mostram o diálogo entre algumas cidades do nordeste. Do Ceará, Coro MC, Don L e MC Mah. Da Bahia, Gallo aposta nos seus parceiros e pilares da cultura do hip hop na capital soteropolitana: DaGanja e Galf AC.
Indicamos também: O RAP na capa da L’Officiel Hommes Brasill. Leia aqui.