O espaço que separa “KL Jay na Batida Volume III – Equilíbrio – A busca”, o primeiro LP de uma trilogia que começou de trás para frente em 2001, e “KL Jay na Batida Volume II – No quarto sozinho” é de exatos 17 anos. O processo foi lento e muito cuidadoso. Só de garimpo, gravação e mixagem foram investidos 8 anos. Na arquitetura da sonoridade perfeita, KL Jay fez parceria com nada menos que 33 MC’s. Cada um com sua particularidade.
“É um disco do Século 21, com raízes muito bem fincadas nas origens, e reflete um quarto onde cabem mais de 15 mil discos, encontros consigo mesmo, com a música, questões sobre a vida, o hip hop, e o estado das coisas no mundo, a partir da visão de um DJ com 31 anos de carreira que transita pelas pistas de todo o Brasil”, observa.
Nas 15 tracks, KL Jay media a conexão entre os MC’s, uns novatos outros nem tanto. Na lista estão Edi Rock, Kamau, Filipi Neo, Aori, Sandrão (RZO), Xis da Questão, Nathy Mc, Antiéticos, Flow MC, Akira Presidente, Batoré, Fator do EG, Cezar Sotaque, Rael, Rincon Sapiencia, Xis, Hanifah, DJ Will, Lay, MC Guimê. O Dj também ousa ao colocar entre uma música e outra manchetes jornalísticas narradas pelas jornalistas Leandra Silva e Joyce Ribeiro. É o mais puro compartilhamento de experiências.
DJ KL Jay não está sozinho nas produções. Junto com ele estão o DJ Will, Sem Grana, Mr. Break, Renan Samam e Dj Kalfani. A pretensão do DJ dos Racionais MC’s é posteriormente colocá-lo nas lojas em formato de CD e vinil.
*Foto capa: Érica Garrido
Indicamos também: Romântico, Projota declara todo seu amor em “A Voz e o Violão”. Leia aqui.