Chance The Rapper pode ter um plano para salvar o Soundcloud

Foto: HipHopDX/Mike Lavin

Foto: HipHopDX/Mike Lavin

O Soundcloud pode fechar as portas. Ou poderia. O vazamento de um relatório mostrou que a plataforma teria dinheiro suficiente para sobreviver somente por mais 50 dias. O alerta da crise foi dado quando o Soundcloud demitiu 40% (173 pessoas) do seu corpo de funcionários.

Alex Ljung, co-fundador do Soundcloud, escreveu no blog oficial da plataforma que o enxugamento foi para “garantir o nosso caminho para o sucesso independente a longo prazo”. “E, para isso, requer corte de custos, crescimento contínuo de nossos fluxos de receita de publicidade e assinatura existentes e um foco implacável em nossa vantagem competitiva única — artistas e criadores”, disse.

A suposta extinção fez com que artistas e produtores ficassem ligados. Muitos recomendaram que os usuários fizessem backup dos trabalhos lá publicados. Mas, ainda não se sabe ao certo o que de fato vai acontecer. No Twitter, Chance The Rapper, um dos diversos artistas apresentados ao mundo via Soundcloud, sinalizou que estava “trabalhando” em prol da empresa. Os pequenos textos de Chance gerou rumores de que ele seria o investidor que salvaria o serviço de streaming, porém as especulações não foram confirmadas.

Pouco tempo depois das publicações de Chance The Rapper, Alex voltou a publicar para acalmar os ânimos.

“Há uma quantidade insana de ruídos sobre o SoundCloud no mundo agora. E é só isso, barulho”, expressou. “A música que você ama no SoundCloud não será apagada, a música que você compartilhou ou carregou não se perderá, porque o SoundCloud não está acabando. Não em 50 dias, nem em 80 dias ou em qualquer momento no futuro previsível. Sua música está segura. Juntamente com cada um de vocês, nós construímos essa incrível comunidade criativa de artistas, podcasters, DJs, produtores, que são a força motriz para impulsionar a cultura no mundo. Isso não vai mudar. […] O SoundCloud está aqui para ficar.”

Criado em 2008 por Ljung e Eric Wahlforss, o Soundcloud tornou-se o lugar perfeito para que artistas independentes, principalmente produtores, DJs e rappers compartilhassem seus projetos de forma gratuita. Agora, o futuro é incerto. Aproveitando todos os holofotes, Chance soltou um single com exclusividade na plataforma que o fez conhecido com “Acid Rap”.

Trabalhando em prol da sua comunidade, Chance doou US$ 1 milhão ao sistema público de ensino de Chicago. Ele “gosta” de recompensar que o ajuda. Mas, especula-se que a quantia para tirar o SoundCloud do fundo do poço é bem mais generosa.

Share

Kommentar hinterlassen

E-Mail Adresse wird nicht veröffentlicht.


*


Share
Share