A favela não marca presença nos grandes festivais – por motivos óbvios: $$. Mas isso não é problema, pois aqueles que fazem parte dela criam caminhos para desenvolver um festival com identidade própria. É o que acontece há 19 anos na Favela Godoy, no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo.
Organizado pela ONG Periferia Ativa em parceria com a Cúpula Negredo, o 100% Favela leva todos os anos para os moradores uma programação gratuita com medalhões do RAP brasileiro, principalmente os que residem na localidade. A edição de 2019 acontece no dia 28 de setembro com a participação de Mano Brown, Negredo, Tahide, Coruja BC1, Haikaiss, Síntese, Ndee Naldinho, Amanda Negrasim, Negreta, Rafael Fish, Cris SNJ, Sérgio Vaz, Ferrez e Mauricio DTS, um dos fundadores do Detentos do Rap, que vai lançar o disco “Cidadão Kane”.
“A festa também é importante para reforçar que o uso da palavra marginalidade é inaceitável para estigmatizar uma pessoa por sua cor ou origem, e deve ser usado única e exclusivamente para situar uma região geográfica, não a condição de um indivíduo na sociedade”, observam os organizadores.
Voltado para a comunidade local, mas aberto para quem quiser marcar presença, o 100% Favela é gratuito. A colaboração pode ser feita com a compra dos produtos do festival, que tem o valor revertido para a ONG.
“Tendo como base o papel do rap e da cultura periférica como forma de reduzir a entrada de jovens e adolescentes na criminalidade, a celebração é fundamental para que a população local comprove que os artistas que se apresentam no palco são verdadeiros exemplos de moradores da comunidade que venceram as dificuldades impostas por suas realidades para não seguir o caminho mais provável em suas vidas”.
https://youtu.be/robbWm4Yxbw
Serviço
Data: sábado, 28 de setembro de 2019
Horário: a partir das 15h
Local: Favela Godoy
Endereço: Rua Adoasto de Godoi, nº 4 – continuação da Avenida Sabin (próximo ao metrô Capão Redondo, zona sul de São Paulo)
Entrada: Para colaborar com a Periferia Ativa, adquira qualquer produto da 100% Favela, cujo valor será revertido integralmente para a ONG
Classificação livre
Informações: www.facebook.com/festa100porcentofavela
Indicamos também: Rômulo Boca soltou amostras da mixtape “Quando o Mundo Acabou era Meio Dia”. Leia aqui.